Publicado por: Kajima | segunda-feira, 25 agosto, 2008

Biografias: Wolverine

ALTER EGO: Logan
OCUPAÇÃO:
Membro dos X-Men
PRIMEIRA APARIÇÃO: Incredible Hulk #180 (1974)
ALTURA: 1,65 m
OLHOS: Castanhos
PESO: 88 kg
CABELOS: Negros

Frase:“Eu sou o melhor naquilo que faço”

HISTÓRICO:
Contar a vida de Wolverine é uma tarefa difícil, pois é como montar um quebra-cabeças sem um modelo. O fator de cura de Logan retarda seu envelhecimento, e é muito difícil calcular sua idade real, sua mente foi manipulada e é difícil saber quais lembranças são reais ou implantadas, muita coisa ainda não foi revelada, e seu passado é um mistério para o próprio Logan.

O relato mais antigo do passado de Wolverine foi mostrado em Wolverine#21, onde ele conta sua infância. Em uma edição histórica desenhada pelo mestre John Buscema. Não é possível precisar a data, mas provavelmente no início do século XX um povo nômade atravessava o inverno canadense, e o líder decidiu abandonar seu filho de aproximadamente 8 anos, pois o julgava fraco demais para continuar no grupo. Ele vagou pela floresta até encontrar uma matilha de wolverines (um tipo de lobo, conhecido no Brasil como carcaju), os wolverines pretendiam atacar o garoto, mas por algum motivo, ao perceberem como ele havia aceitado seu fim, eles pararam. Os lobos se aproximaram e adotaram o menino, assim ele passou a fazer parte dos mais ferozes mamíferos da terra. Seus poderes só se manifestaram anos depois, mas sua resistência e instintos foram treinados nesse período.

Em Wolverine#11 Logan é mostrado com mais ou menos 18 anos, ele vivia com uma índia squaw chamada Raposa Prateada. Na mesma vila havia um homem que um dia ficaria conhecido como Dentes de Sabre. Quando Logan voltou para a casa encontrou Raposa Prateada morta, ele logo soube quem era o responsável. Esse foi seu primeiro combate com Dentes de Sabre, Logan apanhou muito e desmaiou na neve, pela primeira vez seus poderes de cura se manifestaram e ele voltou a perseguir Creed. Eles lutaram até caírem. Creed acordou primeiro e pensou que Logan estava morto. Estava declarada a guerra eterna entre os dois mutantes selvagens.

Em Wolverine#29 ele está mais adulto, enfrentando um urso demoníaco fazendo uso de duas facas. Ele é gravemente ferido, e é socorrido pela tribo dos pés pretos. Uma índia chamada “A que olha a andorinha” faz uma roupa para Logan, que um dia seria o modelo para seu uniforme. Um demônio fera está transformando tudo em seu caminho, e mata Andorinha. Logan se vinga e mata a criatura. Os índios lhe dão um nome: Wolverine.

Outro registro acontece em Wolverine#30, onde Logan revive sua participação na revolução espanhola de 1937 ao lado de Milton Judd, que se tornaria o Pigmeu da Tropa Alfa.

Tudo indica que durante esse período Logan correu o mundo, participando de aventuras em diversos países, isso explica a grande quantidade de línguas que ele fala. Em algum momento ele viveu no Japão, e lá foi treinado por Ogun, um mestre das artes marciais, que ajudou Logan a controlar sua fera interior. A partir de então, se especializou nas artes marciais e combateu clãs orientais como o Tentáculo.

Em Madripoor (X-Men#67) Logan encontra o Capitão América, o ano é 1941. Juntos eles combatem nazistas e salvam a menina Natasha Romanoff, futura Viúva Negra.

Wolverine lutou na 2º Guerra Mundial pelo exército canadense. Em Wolverine#28 ele é o cabo Logan no exército de pára-quedistas. Há indícios de que ele tenha chegado a capitão e major.

Certamente foi a eficiência de Logan na carreira militar que despertou o interesse do governo canadense, e Logan se tornou agente da Inteligência Canadense e também da C.I.A.. Não é possível saber exatamente em quais anos, mas essa foi uma época muito ativa na vida de Logan. Sua mente foi manipulada, lembranças implantadas e outras escondidas. Provavelmente para que os agentes fossem controlados e manter os segredos das missões. Nesses anos ele participou de missões ao lado de Carol Danvers, futura Miss. Marvel e Nick Fury. Uma equipe de ação foi criada, e entre seus membros estavam Logan, Maverick, John Spectro e Victor Creed. O governo alterou a memória de Logan e Creed para esquecerem os conflitos do passado e poderem trabalhar em equipe, mas mesmo assim o comportamento cruel de Victor causava brigas entre eles. Uma misteriosa Raposa Prateada também fazia parte do grupo de espionagem, seria a forma que encontraram para fazer Wolverine esquecer a morte de sua antiga amada?

Mas o governo tinha planos maiores para Logan. Com certeza o fato dele ser mutante e de Ter fator de cura foi descoberto, e foi o escolhido para o projeto Arma-X (Wolverine Extra#1), provavelmente em 1968. Logan havia baleado um homem por acidente, e por isso foi afastado da CIA, alias, esse é o motivo dele não gostar de armas de fogo. Em uma noite de bebedeira, três homens o sedaram e raptaram. Os canadenses haviam roubado as pesquisas do Lorde Vento Negro, o senhor de um clã japonês que pretendia criar samurais invencíveis com ossos de adamantium.

Logan foi colocado em um tanque, e muitos fios e cabos ligados ao seu corpo. O Experimento-X foi chefiado pelo Dr. Cornelius, por um homem conhecido como professor, e uma jovem assistente chamada Carol Hines. Todos pareceram surpresos com uma concentração maior que o previsto de adamantium nas mãos e nos pulsos, estavam sendo criadas as garras de adamantium. Será que Logan já tinha as garras de ossos e não sabia? Será Que alguém havia planejado as garras? O objetivo inicial foi alcançado, o adamantium estava implantado. Logan desperta no tanque no tanque, e quando tenta reagir suas garras são ejetadas, causando horror a todos.

Faltava só tornar Wolverine um animal assassino controlável. Mas o homem em Wolverine é muito mais forte que imaginavam, e ele escapou causando uma chacina. Quem ou quantos sobreviveram não é possível saber. Wolverine escapou e fugiu para a floresta controlado por seu lado animal. Logan passou meses como um animal, sem controle do que estava fazendo, agindo por instinto, enquanto sua mente se recuperava do que havia sofrido.

Meses depois de seu desaparecimento, em 1969 ou 1970, o jovem casal James MacDonald Hudson e Heather MacDonald Hudson estavam passando sua lua de mel nas montanhas. Durante um passeio, encontraram uma criatura selvagem de aparência humana. Assustada Heather atira, e os dois resolvem levá-lo para a cabana onde estavam. Hudson decide ir buscar ajuda, pois o ferimento é grave. Heather tenta curar seu ferimento, mas para sua surpresa a cicatrização já havia começado. Eles haviam encontrado Wolverine e ao ver Heather sua humanidade começa a retornar. As garras são ejetadas de suas mãos involuntariamente, e pela primeira vez Logan toma consciência do que lhe acontecera. Os Hudsons o levaram para a civilização, e como Logan tinha as lembranças muito confusas, lhe deram um lar e se tornaram uma família. James era funcionário do governo canadense, e trabalhava em um projeto chamado Departamento H. o objetivo era encontrar super heróis para a nação canadense, e Logan foi o primeiro, o nome que lhe deram: Arma X.

Será que os Hudsons estavam naquela floresta por coincidência? Ou será que James foi mandado para lá justamente para recuperar o Arma X?

A primeira missão do Arma X foi contra o Hulk. Essa também foi a primeira vez que Wolverine apareceu nos quadrinhos. Surgia uma lenda. Nessa mesma historia ele enfrenta Wendigo, o ser das florestas.

O Canadá havia formado sua super equipe, a Tropa Alfa. Mas Logan era muito insubordinado, e sempre criava problemas, até que um dia recebeu a visita de Charles Xavier, que o convidou para ir ao Estados Unidos fazer parte dos X-Men. O Arma X aceitou e desertou do grupo.

Wolverine fez parte dos novos X-Men, ao lado de Tempestade, Noturno, Colossus, Banshee, Solaris, Pássaro Trovejante e Ciclope.

O rebelde e agressivo Wolverine nos primeiros anos não se dava bem com Ciclope, que tentava dar ordens ao lobo canadense. Essa rixa foi agravada com a paixão de Logan por Jean Grey, ele sempre respeitou o envolvimento de Ciclope com Jean, mas isso não impediu que diversas vezes o clima esquentasse entre eles.

Após a suposta morte de Jean, como Fênix, Logan sofreu muito. Mas tempos depois conheceu Mariko Yashida, sua nova e duradoura paixão.

Foram muitos anos ao lado dos X-Men, muitos confrontos com vilões e histórias incríveis. Por muitas vezes Wolverine confrontou o Hulk, e chagou a batalhas mortais com dentes de Sabre, mas por mais que todos tentassem, Wolverine sempre provou que é o melhor naquilo que faz.

Mariko e Logan estavam muito envolvidos, até que as cartas de Logan começaram a retornar. Sem noticias, ele resolveu ir até o Japão. Lá descobriu que lorde Shingen, o pai de Mariko, não havia morrido, e estava de volta. Com isso, Mariko foi obrigada a cumprir a promessa de se casar com quem seu pai determinasse. Seu marido a espancava, e Logan não podia aceitar isso (mini série Wolverine em 1997). Wolverine conheceu uma nova aliada no Japão, a assassina de aluguel Yukio. O pai de Mariko tinha envolvimento com o Tentáculo, e para invadir o castelo de Shingen, Yukio e Wolverine mataram muitos ninjas. Em um inesquecível duelo, Shingen e Wolverine se enfrentaram até a morte do lorde. O marido de Mariko foi morto por Yukio, quanto ameaçava matar a esposa.

Tempos depois (em O melhor dos X-Men#1), Logan e Mariko estava com tudo pronto para a cerimonia de casamento. Antes Wolverine teve que acertar as contas com Samurai de Prata, meio irmão de Mariko. Mas na cerimônia, ela disse não, pois estava influenciada pelo Mestre Mental. Foi uma grande decepção para Logan.

Mais tarde tudo foi esclarecido, mas Mariko decidiu não se casar até limpar o nome de sua família. Wolverine salvou uma menina que perdeu a mãe, seu nome era Amiko. Ele resolveu adotar a japonesinha, e sustentá-la com o dinheiro que recebe da agência Landau, Lukeman e Lane e entregou Amiko para a ronin Yukio criar.

Em 1991 estreou no Brasil a revista Wolverine, com histórias solo de Logan em Madripoor. Lá Logan usava um tapa-olho no olho esquerdo, e era conhecido como Caolho. O Caolho encontrou seu lugar perfeito no bar Princesa, onde era chefe de segurança. Logan se envolveu com uma jovem chamada Tigre, e a ajudou a se tornar a chefe do submundo em Madripoor. Entre os amigos do Caolho estava Jessica Drew (a primeira Mulher-Aranha), Archie Corrigan, O`Donell, Lindsay McCabey e a anã Rose.

Quando os X-Men restantes tiveram de fugir dos Carniceiros de Donald Piece, só restou Logan. Wolverine foi capturado e torturado pelos Carniceiros e crucificado em um x de madeira no deserto australiano (X-Men#53). Com a ajuda da menina Jubileu, Logan consegue escapar dos Carniceiros. Mas seu fator de cura foi forçado ao extremo, e Wolverine ao lado da estreante Jubileu, retornou a Madripoor para se recuperar, mas ao passarem por Hong-kong, encontraram Psylocke dominada pelo Mandarim. Psylocke foi salva e seguiu com eles.

O inimigo dos mutantes Cameron Hodge iniciou seu programa de extermínio em Genosha, vários mutantes foram capturados, e Wolverine Jubileu e Psylocke foram para Genosha se unir a resistência. Lá encontraram o X-Factor, os X-Men e os Novos Mutantes de Cable. Após a derrota de Hodge, Logan voltou aos X-Men, e levou a menina Jubileu para a equipe.

Querendo se vingar de Wolverine, Donald Pierce cria um andróide idêntico ao mutante, e uma menina andróide programada para explodir quando estiver perto de Logan. Eles são Albert e Elsie Dee. Wolverine derrota a cópia e a pequena robô revela Ter vontade própria e impede a detonação. Logan ganha dois novos amigos.

A disputa de poder no crime japonês faz com que Matsuo mande matar Mariko, e ela é envenenada com veneno de baiacu. Agonizando nos braços de Logan ela pede para ele por fim a sua dor, e seu amado ejeta as garras em seu coração. Wolverine jura vingança, e a cada aniversário da morte de Mariko, corta uma parte do corpo de Matsuo, que já perdeu uma mão e uma parte do nariz.

Com o retorno do Professor Xavier, Logan passou a fazer parte da divisão azul dos X-Men, comandada por Ciclope. Jean se casou com Ciclope e os três se tornaram grandes amigos. Junto aos X-Men eles superaram diversas crises e ameaças. Até que, ao confrontar Magneto, resolveram investir em um ataque definitivo. Wolverine já havia ferido Magneto seriamente, e nesse novo confronto o Mestre do Magnetismo foi ao extremo, usou seus poderes para arrancar o adamantium dos ossos de Logan. Com isso ele quase morreu, e seu fator de cura quase deixou de existir (X-Men Gigante#2).

Para o espanto de todos, no lugar das garras de adamantium surgiram garras de ossos, e a dúvida que nunca foi esclarecida: Wolverine já possuía as garras e elas foram revestidas de adamantium? Ou seu fator de cura gerou novas garras para preencher o lugar das que foram arrancadas?

Sem o adamantium, Logan começou a regredir a um estado animal, e seu corpo se alterou para uma aparência animalesca. O lado humano lutava para prevalecer, e foi com a ajuda da ninja Elektra que Logan conseguiu superar essa péssima fase, e voltar a ser um homem também na aparência.

Nessa nova fase Wolverine provou ser o melhor no que faz mesmo sem o adamantium. Mas ele sofreu serias derrotas e deixou de obter sucesso em situações que superaria facilmente com as garras originais. Ele teve muita dificuldade para enfrentar o vilão Cyber, e seus danos em inimigos como os sentinelas se tornaram muito menores. Por diversas vezes suas garras se quebraram e foi preciso esperar outras crescerem.

No passado Logan fez uma promessa a uma amiga chamada Seraph, e o dia de cumpri-la chegou. Para isso teve que se casar com a vilã Víbora para fortalecer sua posição no submundo de Madripoor. Foi apenas um casamento de interesses, mas trouxe muita confusão para a vida do canadense.
PODERES E ARMAS:

Força, agilidade, reflexos e vigor sobre-humanos, sentidos ampliados, fator de cura, possui 3 garras retráteis de 30 cm em cada mão. Habilidades especiais: Maestria em muitas formas de combate desarmado. Armas Não precisa de mais nada além das garras, as vezes a espada sagrada do clã Yashida


Respostas

  1. gostei muito mas como cv disse contar avida de wolverine é muito dificiel tenho historias dele muito marcante da epoca que ele perdeu o adamantium e quem quer conhecer ele dou uma dica joge o game dele do 360 ou do ps3 é fantastico como se vc estivese nas estorias dele

  2. Nunca entendi a altura do Wolverine. Aí diz que é 1,65m, mas eu já li em uma revista que era 1,59m. No comprendo, senõr.


Deixe um comentário

Categorias