Publicado por: Kajima | domingo, 10 agosto, 2008

Biografias: Coringa

Nova área do blog, área de biografias, agora todo domingo, teremos a biografia de um personagem dos quadrinhos. Vamos começar com o vilão que tem sido febre, nas ultimas semanas, o Joker, ou Coringa.

ALTER EGO: DESCONHECIDO
OCUPAÇÃO: CRIMINOSO PROFISSIONAL
PRIMEIRA APARIÇÃO: BATMAN 1 1940
ALTURA: 1,93
OLHOS: VERDES
PESO: 87 kg
CABELOS: VERDES

BORDÃO: “Por que você está tão sério?”

HISTÓRICO:

O CORINGA CONTINUA SENDO O INIMIGO MAIS MORTAL DE BATMAN E CERTAMENTE O MAIS ENIGMÁTICO. A VERSÃO MAIS ACEITA DO INÍCIO DE SUA CARREIRA COLOCA-O COMO UM HOMEM QUE ERA CASADO E FELIZ, E QUE TINHA SEU TRABALHO DE ASSISTENTE DE LABORATÓRIO NA INDÚSTRIA QUÍMICA ACE, EM GOTHAM CITY. ESPERANDO TORNAR-SE COMEDIANTE, ELE DEIXOU SEU EMPREGO, MAS LOGO, PERCEBEU QUE AS PLATÉIAS NÃO O ACHAVAM ENGRAÇADO. SENTINDO-SE FRACASSADO E PRECISANDO SUSTENTAR SUA ESPOSA GRÁVIDA, ACABOU SE ENVOLVENDO COM CRIMINOSOS. DISFARSADO COM UM CAPUZ VERMELHO METÁLICO, O DESAFORTUNADO COMEDIANTE DEVERIA GUIÁ-LOS ATRAVÉS DA QUÍMICA ACE ATÉ A INDUSTRIA VIZINHA, UMA FABRICANTE DE CARTAS DE BARALHO,ONDE O ASSALTO SERIA COMETIDO.

ENTRETANDO, NO DIA COMBINADO, A TRAGÉDIA O ATINGIU: SUA ESPOSA FOI ELETROCUTADA NUM ACIDENTE DOMÉSTICO. DESANIMADO, O FUTURO CORINGA QUIS DESISTIR, MAS FOI PRESSIONADO A MANTER SUA PALAVRA. APESAR DE RELUTANTE, ELE LEVOU A GANGUE À QUÍMICA ACE NAQUELA NOITE. PORÉM, O CRIME FOI FRUSTADO PELOS GUARDAS DE SEGURANÇA E PELO BATMAN. AO TENTAR FUGIR, O EX-FUNCIONÁRIO CAIU NUM TANQUE DE LIXO QUÍMICO E, QUANDO REMOVEU O CAPACETE, DESCOBRIU QUE OS PRODUTOS QUÍMICOS, ALÉM DE DESBOTAR SUA PELE, DEIXANDO-A BRANCA, HAVIAM TORNADO SEUS CABELOS VERDES E OS LÁBIOS FORTEMENTE AVERMELHADOS, JOGADO ALÉM DO LIMITE DA SANIDADE, O CORINGA NASCIA AQUELA NOITE.

DENOMINANDO-SE O PRÍNCIPE PALHAÇO DO CRIME, ELE PASSOU A COMETER UMA SÉRIE DE CRIMES SEM LÓGICA APARENTE. AO LONGO DOS ANOS, SEUS COMPLICADOS PLANOS SEMPRE FORAM FRUSTRADOS PELO BATMAN. OS TRÊS CRIMES MAIS NEFANDOS QUE O CORINGA PERPRETOU ENVOLVERAM PESSOAS MUITO PRÓXIMAS AO CAVALEIRO DAS TREVAS: O COMISSÁRIO GORDON, BÁRBARA GORDON (FILHO ADOTIVA) E JASON TOOD. O VILÃO É O RESPONSAVEL POR BÁBARA ESTAR PARALÍTICA.
A FIM DE ABALAR O ESPÍRITO E A MENTE DO COMISSÁRIO, O VILÃO INVADIU O APARTAMENTO DO POLICIAL VETERANO E DISPAROU NA JOVEM, DEIXANDO-A ALEIJADA PARA SEMPRE. LOGO EM SEGUIDA, O CORINGA COMETEU UM CRIME AINDA MAIS VIOLENTO. ELE ASSASSINOU JASON TOOD (O SEGUNDO ROBIN) DEPOIS DE ESPANCÁ-LO CRUELMENTE. FUGINDO DA IRA DO CAVALEIRO DAS TREVAS, O PALHAÇO DO CRIME DESAPARECEU NUM ACIDENTE DE HELICÓPTERO. MAS OS QUE ACREDITARAM QUE ELE TINHA MORRIDO SE ENGANARAM…NO FINAL DA TERRA DE NINGUÉM, O PALHAÇÃO AO LADO DE SUA AMANTE, ARLEQUINA, DESEJAVA ACABAR COM O “AMANHÔ DA NOVA GOTHAM, COM ISSO ELE RAPTOU TODOS OS BEBÊS DA CIDADE E ESTAVA PRESTES A MATÁ-LOS, QUANDO A POLICIAL, MULHER DO COMISSÁRIO GORDON, SHARA ESSEN-GORDON, TENTOU IMPEDI-LO. NO FIM O CORINGA NÃO MATOU OS BEBÊS, MAS TIROU A VIDA DA ESPOSA DE GORDON.

PODERES E ARMAS:

A INCONCISTÊNCIA MANÍACA DO CORINGA É O QUE O TORNA VERDADEIRAMENTE AMEAÇADOR. ELE JÁ USOU VÁRIAS VEZES ARMAS SIMPLES COMO CHARUTOS EXPLOSIVOS E DISPOSITIVOS NA PALMA DA MÃO- TODOS COM EFEITOS LETAIS!!!!!!. O VILÃO TAMBÉM É CONHECIDO POR SUA ALTA CAPACIDADE DE IMPROVISAÇÃO, E SE VALE DE QUALQUER COISA, DE PÉS-DE-CABRA A METRALHADORAS, PARA DEIXAR UMA TRILHA DE CADÁVERES POR ONDE PASSA.

EMBORA NÃO TENHA APRENDIDO NENHUMA TÉCNICA DE COMBATE, O CORINGA POR VEZES JÁ DEMONSTROU POSSUIR A FORÇA ANORMAL DOS LOUCOS. A ARMA MAIS INFAME DO VILÃO É O GÁS DO RISO, COMPOSTO DE UMA TOXINA QUE, QUANDO INTRODUZIDA NA CORRENTE SANGÜINEA, MATA A VÍTIMA EM SEGUNDOS, DEIXANDO OS MÚSCULOS FACIAIS CONTRAÍDOS NUM HORRENDO SORRISO NÃO MUITO DIFERENTE DO SEU.

FILMES E TV

NO SERIADO DE 1966, O CORINGA FOI MAGNIFICAMENTE PERSONIFICADO PELO GALÃ CESAR ROMERO. COM ROUPAS BERRANTES, O ATOR EXERCITOU CARAS E BOCAS PARA “BRINCAR” COM OS DOIS HERÓIS. O QUE NINGUÉM PERCEBEU, FOI BIGODE DO ATOR POR DEBAIXO DA MAQUIAGEM BRANCA.

EM 1989, NO FILME BATMAN, JACK NICHOLSON SE ETERNIZOU NA FIGURA DO CORINGA E ENRIQUECEU POR TER GANHO UMA PORCENTAGEM DA BILHETERIA. RI MELHOR QUEM RI POR ÚLTIMO!

NO SERIADO BIRDS OF PREY DE ORACULO E CANÁRIO NEGRO, CORINGA FAZ UMA PARTICIPAÇÃO, O ATOR ROGER STONEBURNER NUMA CENA ENFRENTANDO BATMAN E BATGIRL, ONDE ATIRA NA MOÇA. ROGER FOI DUBLADO POR MARK HAMILL, QUE FAZ A VOZ DO CORINGA NOS DESENHOS.

No curtametragem não autorizado Batman Dead End, exibido no San Diego Comi-Con 2003 e dirigido por Sandy Collora, o Coringa retorna assustador, baseado em A Piada Mortal. O Palhaço do Crime usa uma jaqueta bem legal com a inscrição do sanatório ARKHAM impressa nela. Coringa foi interpretado pelo ator Andrew Koenig (de STAR TREK).

Em “The dark Knight” de 2008, quase 20 anos depois, o maior vilão das histórias em quadrinhos retorna às telas de cinema, vivido agora por Heath Ledger, na sua versão mais sombria e psicótica fora dos quadrinhos até então. Foi também o último papel do ator que morreu antes da estréia do film.

NOS DESENHOS ANTIGOS, O CORINGA SEMPRE TEVE AS MESMAS CARACTERISTICAS DO DA SÉRIE DE TV, MAS COM ALGUMAS ALTERAÇÕES, POR EXEMPLO, SEU CABELO NÃO ERA TOTALMENTE VERDE, E SIM PRETO COM MECHAS ESMERALDAS.

Em outros desenhos antigos, como Scooby-Doo, o palhaço do crime retorna, agora com os cabelos totalmente verdes

O vilão não participou ativamente do desenho SuperAmigos como membro da Legião do Destino, provavelmente, porque na mesma época a Filmation possuia os direitos do personagem para o desenho solo do Batman (SuperAmigos era da Hanna-Barbera). Porém, numa das últimas fases do desenho, “The Super Powers Team: Galactic Guardians” de 1986, o vilão fez algumas participações, inclusive na abertura do desenho.

EM BATMAN ANIMATED SÉRIES, O PALHAÇO DO CRIME, RETORNA NUMA ÓTIMA VERSÃO, QUASE TÃO VIOLENTA COMO AS DOS QUADRINHOS!

NO TERCEIRO ANO DO DESENHO, OS PRODUTORES RESOLVERAM QUE O CORINGA DEVERIA TER APENAS DUAS CORES, VERDE E ROXO. O LOUCO SE TORNOU UM CARA MUUUUUITO FEIO E DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS VERSÕES.

NO LONGA ANIMADO “BATMAN DO FUTURO: O RETORNO DO CORINGA”, O VILÃO RETORNA BEM PERVERSO E COM UMA INTELIGENCIA GENIAL, SEM ROUPAS BERRANTES E COM CABELOS RASPADOS.

EM DESENHOS MAIS RECENTES, COMO LIGA DA JUSTIÇA E SUPER CHOQUE, O MAIOR VILÃO DE TODOS OS TEMPOS TEM UM VISUAL QUE MESCLA AS VERSÕES DE BATMAN ANIMATED SERIES E THE NEW BATMAN ADVENTURES.

Em 2004, o mundo vê o palhaço do crime renascer no desenho The Batman. O visual do vilão está totalmente diferente de qualquer outras versão sua, seja em hqs, ou desenhos animados. Não é ruim, mas é diferente. Os fãs devem ter que se acostumar com o visual e ver se vai ficar legal em cena. Mas, que está bem lunático, ameaçador e moderno está!

Fontes:

  • Batman Trajetoria
  • Planeta DC
About these ads

Responses

  1. cara, muito bom esse blog, sou muito fã do vilão, curti muito parabens ta muito legal

  2. com certeza o Coringa de “The Dark Knight” foi o melhor (Y)’


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: